quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Curso de Voluntariado em Dezembro


A Organização das Nações Unidas (ONU) refere:

Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos.




Em comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado, que será no dia 5 de Dezembro, iremos realizar Curso de Voluntariado no dia 7 de Dezembro, pelas 20 horas, na livraria Vicio das Letras, em Santa Maria da Feira.

Este curso é da Associação Portuguesa de Reiki - Monte Kurama e prepara as pessoas para o voluntariado em terapia de reiki. 
O curso será realizado pela Coordenadora do Núcleo de Santa Maria da Feira, Cátia Duque, e o valor do curso é de contribuição voluntária.
Para fazer o curso, precisa ter formação em Reiki.

Para se inscrever ou para colocar alguma questão, por favor contacte: reiki.em.movimento@gmail.com

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Noticias sobre a nossa Partilha de Novembro e da Campanha de Natal Solidário


 No dia 25, juntamo-nos para mais uma partilha de Reiki, no Espaço Sattva. Esta partilha teve um gosto especial, porque foi criada para apoiar a nossa Campanha de Natal Solidário, para ajudar as familias carenciadas da freguesia de S.Miguel de Souto, em Santa Maria da Feira.
 
Foi a primeira acção desta campanha, cujo lema é "Só por hoje, Vamos ser Solidários!" e já angariamos alimentos, que já foram entregues ao Centro Social do Souto, graças à boa vontade da nossa comunidade.







 
Ainda vamos fazer várias atividades para angariar alimentos. A nossa Campanha de Natal Solidário tem como objetivo a troca de apoio, dando Reiki em troca de alimentos. Faremos ainda angariação de alimentos na nossa Partilha de Dezembro e em duas Palestras, também em Dezembro.
Fique atento à nossa agenda e noticias para saber como pode participar.



Só por hoje, somos Gratos!

Saiba como ajudar aqui

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Partilha de Reiki a 25 de Novembro


No próximo dia 25 de Novembro, pelas 10 horas, encontramo-nos no Espaço Sattva, em Santa Maria de Lamas, para mais uma Partilha de Reiki.

Além de podermos falar-lhe sobre o Reiki, ainda poderá experimentar pessoalmente a terapia, pelas mãos dos nossos terapeutas.

Oferecemos ainda chá e boa disposição!

O Espaço Sattva fica no Lugar do Souto, Edifício Santa Maria - Loja 3 (Santa Maria de Lamas).

Indicações para o Espaço Sattva


E ainda pode participar na nossa Campanha de Natal Solidário.

Doe alimentos em troca de Reiki.

Venha a partilha e traga alimentos para apoiar as familias carenciadas do Centro Social do Souto.
Saiba mais aqui



quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Campanha de Natal Solidário

Entre Novembro e Dezembro estamos a desenvolver uma Campanha de angariação de alimentos. 
Vem no âmbito de "Só por hoje, Vamos Ser Solidários!" e pretende ajudar familias carenciadas da nossa comunidade.




A ideia é promover a troca, dando Reiki em troca de alimentos, para apoio a uma associação local, que neste caso será o Centro Social do Souto, que depois irá distribuir por várias familias.



Os alimentos que poderá doar para a nossa Campanha são:

  • Leite 
  • Óleo
  • Azeite
  • Salsichas
  • Legumes (frasco ou lata)
  • Arroz
  • Esparguete
  • Atum/Sardinhas (frasco ou lata)
  • Açucar
  • Farinha
  • Massa Grossa
  • Bolachas

Como pode doar?

Numa das formas, iremos aproveitar as nossas partilhas mensais de Reiki, que irão ocorrer no Espaço Sattva, em Santa Maria de Lamas. Pode ir receber reiki e em troca doar alimentos.

Partilha de Reiki, em Novembro - dia 25, das 10:00 às 13:00

Partilha de Reiki, em Dezembro - dia 23, das 10:00 às 13:00


Também iremos realizar Palestras de Reiki, com demonstração da terapia, a quem quiser experimentar e haverá hipotese de poderem levar alimentos para ajudar a nossa campanha. Da mesma forma, doa alimentos e recebe informação e terapia.

Palestra de Reiki na Biblioteca Municipal de Oliveira de Azemeis - dia 6 de Dezembro, às 21 horas

Palestra de Reiki, no Orfeão da Feira - dia 27 de Dezembro, às 15 e 30

Estas e outras atividades estarão a ser desenvolvidas, durante este periodo, e qualquer pessoa poderá contribuir para esta campanha, por isso fique atento às nossas notícias.

Para mais informações, contacte: reiki.em.movimento@gmail.com


Só por Hoje, Vamos Ser Solidários!


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Reiki para Idosos na Associação de Apoio Social de Sanfins

No inicio da semana, fomos à Associação de Apoio Social de Sanfins iniciar o nosso Voluntariado com os Séniores. O nosso Projeto Reiki para Idosos cresceu e agora os seus séniores já podem contar com esta terapia complementar.



O protocolo teve inicio a 12 de Novembro, onde a primeira abordagem foi falar com os séniores sobre esta terapia, explicar-lhes os beneficios e dar-lhes a oportunidade de a experimentarem. 



Fomos convidados a criar este voluntariado na Associação, através da Drª Ana Catarina Correia, e temos muito gosto em informar que levámos o Reiki até lá e esperamos que os séniores possam beneficiar com esta experiência. Ficam algumas fotos da sessão de esclarecimento e demonstração do Reiki.









Gratos à Associação de Apoio Social de Sanfins, pelo convite. Esperamos aprender mais ainda com esta experiência e partilhar o Reiki com todos os que o quiserem conhecer.


Para saber mais sobre a Associação, clique aqui

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Palestra de Reiki na Junta de Freguesia de S. Miguel do Souto

Na passada sexta-feira, 9 de Novembro, realizamos uma Palestra de Reiki, na Junta de Freguesia de S.Miguel do Souto, com a organização do Centro Social do Souto.




O Centro Social do Souto, através da Drª Angela Silva, convidou-nos para  fazermos uma sessão de esclarecimento sobre o Reiki e a Junta de Freguesia apoiou esta iniciativa, cedendo-nos o seu espaço.





Além de falarmos sobre a terapia, tivemos ainda oportunidade de dar a conhecer os nossos projetos e atividades, assim como os varios protocolos que temos com entidades locais. 


(Ex: Apresentação do Projeto Patinhas de Luz)


 (Ex: Apresentação do Projeto Reiki na Escola, com a participação de Magui Ramalho)



 Houve espaço para as pessoas poderem experimentar a terapia e fazer questões. (É sempre especial quando se vê o sorriso de alguém que acabou receber Reiki.)









  No final da Palestra, com a equipa técnica que organizou o evento.






O nosso grupo de Reikianas:
Magui Ramalho, Cátia Duque, Natália Pazes e Claudia Gonçalves 



 Com as organizadoras do evento, respetivamente a Drª Liliana Coelho, Diretora Técnica, e a Drª Ângela Silva, Assistente Social, membros da Equipa Técnica do Centro Social do Souto 





Estamos muito gratos, por esta oportunidade e pela receptividade, à Junta de Freguesia de S. Miguel do Souto e ao Centro Social do Souto.
 Mais informações sobre o Centro Social do Souto aqui


quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sessão de Esclarecimento no Centro Social e Paroquial de Arrifana

Realizamos uma sessão de esclarecimento, no dia 5 de Novembro, no Centro Social e Paroquial de Arrifana, onde nos demos a conhecer e falamos sobre o Reiki.

Através da Drª Sandra Leite, recebemos um convite para irmos conhecer o Centro e mostrar aos seniores o que é o Reiki e dar-lhes a oportunidade de sentirem, por eles mesmos, o que é afinal esta terapia.

Foi uma experiencia muito interessante, os séniores mostraram-se muito curiosos sobre o tema e não faltou quem quisesse experimentar.










Além da coordenadora, Cátia Duque, também esteve presente e participou na demonstração da terapia, Natália Pazes, membro do Núcleo.
Estamos muito gratos pelo convite e pela experiência.
Divulgamos um pouco sobre o Centro Social e Paroquial de Arrifana: 


"O CSPA intervém personalizadamente no apoio a crianças, jovens e terceira idade, com base na promoção pedagógica, cultural, social, desportiva e recreativa dando prioridade à população da freguesia de Arrifana."
(fonte:CSPA)





Pode saber mais informações sobre o Centro aquii






segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Divulgação de Palestra de Reiki em S.Miguel do Souto - dia 9 de Novembro




Com a Organização do Centro Social de Souto, Dinamização do Núcleo de Santa Maria da Feira - APR e com o Apoio da Junta de Freguesia de S.Miguel do Souto. 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Os Poemas do Imperador Meiji

Mutsuhito, o Imperador Meiji (Meiji Tennō, nascido em Quioto a 3 de novembro de 1852 e morto em Toquio em 30 de julho de 1912, foi o 122º imperador do Japão, na lista tradicional de sucessão, tendo reinado de 3 de fevereiro de 1867 até à data da sua morte.



Tendo reinado na Era Meiji (Governo Iluminado), Mutsuhito ficou conhecido por Imperador Meiji. O manual do Usui Reiki Ryoho inclui 125 poemas na forma japonesa waka. Waka é um poema que consiste de 5 -7 -5-7 silabas.

Mikao Usui escolheu 125 de entre milhares poemas criados pelo Imperador Meiji, para auxiliar os seus alunos no caminho do Reiki.






Na Usui Reiki Ryoho Gakkai, no Japão, mantém-se a tradição de, na prática do Hatsurei-Ho, cantar poesia Waka do Imperador Meiji. Os poemas são recitados, ou cantados, de uma forma muito específica. Chamam a este exercicio de Gyosei. O cântico e o ritmo ajudam a desenvolver uma consciência atenta e a purificar a mente para o Hatsurei-Ho. 

O Gyosei é considerado como um dos elementos chave do Reiki e deve ser utilizado sempre que possivel, para reflexão, meditação, encontro do seu eu.

Iremos dar a conhecer os poemas do Imperador Meiji, em vários artigos. Fiquem a conhecer os primeiros 10:


1 – A lua
Ocorre uma profunda mudança
Porque tanta gente partiu deste mundo
Mas a lua numa noite de outono
Permanece sempre a mesma.





2 – A onda
Um momento é tempestuoso
O momento seguinte é calmo
A onda no oceano
É na verdade
Como a existência humana


3 – Em geral
Se o ambiente
De onde você vem é rico.
E sem problemas pessoais.
Suas obrigações humanas
São facilmente esquecidas


4 – Em Geral
Eu não preciso
Zangar-me com os céus
Ou pôr a culpa em outros (por meu sofrimento)
Se vejo minhas próprias faltas.





5 – Exercício Espiritual
É difícil conduzir
As pessoas deste mundo
A não ser que teu trabalho
Seja orientado na direção correta




6 – Geral
Olha para o mundo
Dentro de ti
Porque sem que você perceba
Poderá ser confundido
E cometer erros

7 – O espelho
Mais e mais
Deverei polir
A mim mesmo
E aproveitar como espelho
O coração dos outros
Que brilha claramente.





8 – Em Geral:
Compreenda a vida
Vendo como a pedra
Foi cavada pela chuva.
Não se apegue à ilusão de
Que nada muda.

9 – Em geral
Sempre que penso
Nos fazendeiros sofredores
Nos bolos de arroz
Não posso dizer que está quente
Mesmo que seja esse o caso




10 – A estação das chuvas
Durante a estação das chuvas
A superfície das esteiras de junco
Estão húmidas e molhadas
Então me preocupo
Pelas casas dos aldeões.


Em breve, daremos a conhecer mais poemas do Imperador Meiji. 
_/\_