terça-feira, 30 de abril de 2013

Participação na Feira da Saúde na Escola Básica Bento Carqueja, em Oliveira de Azeméis




Nos dias 12 e 19 de Abril, participámos na Feira da Sáude, organizada pelo PES, na Escola Básica Bento Carqueja, em Oliveira de Azeméis.
Veja algumas fotos:










Gratos pela participação.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Colaboração com a Divisão de Acção Social e Qualidade de Vida - Câmara Municipal de Santa Maria da Feira



Temos muito gosto em informar que o Núcleo de Santa Maria da Feira - APR colabora com a Divisão de Acção Social e Qualidade de Vida - Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em projetos na àrea social, através do voluntariado em Reiki, dirigido às Instituições Particulares de Solidariedade Social da Rede Social e população em geral.

Neste sentido, também nos foi permitido a utilização da Casa do Moinho.

O nosso agradecimento, em especial, ao Sr. Presidente da Camara de Santa Maria da Feira, Alfredo de Oliveira Henriques, e à Drª Manuela Coelho, Chefe da Divisão de Acção Social e Qualidade de Vida, por esta oportunidade e pelo apoio.

O nosso agradecimento também à Engª Marina Rodrigues, pelo apoio constante que tem dado ao Núcleo.


Bem-Hajam!






terça-feira, 23 de abril de 2013

Proxima Partilha de Reiki - 28 de Abril




A nossa próxima partilha de reiki é no dia 28 de Abril, pelas 10 horas, na Casa do Moinho, em Santa Maria da Feira. É uma partilha gratuita, onde a comunidade é convidada a vir experimentar e saber mais sobre a terapia. 



 Servimos ainda chá, bolinhos e boa disposição.
Venha e traga um amigo!



 Casa do Moinho, junto ao Orfeão e às Piscinas Municipais de Santa Maria da Feira.



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia Mundial da Terra



O nosso Planeta Terra é muito importante, é este planeta que nos sustenta à vivência fisica, nos nutre e protege, nos ama e ampara. A energia da Terra é a energia materna, criadora, intensa, terna e avassaladora em cada pormenor.
O dia mundial da Terra celebra-se hoje e como tal, temos um pedido muito especial a fazer-lhe.



Quem for reikiano, por favor procure enviar sempre Reiki à Terra. Quem não for reikiano, basta sentir no seu coração a energia da Terra, envolvê-la em luz e partilhar o seu amor.


_/\_

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Entrevista no Reiki em Portugal (APR): Reiki para animais – Patinhas de Luz a crescer em Santa Maria da Feira

Os animais são nossos amigos e companheiros, uma fonte de amor e companhia. O amor que lhes é dado, é também uma expressão do Reiki para animais. Cátia Duque, coordenadora do núcleo de Santa Maria da Feira, explica-nos o seu projecto de Reiki para animais – Patinhas de luz, desenvolvido na Clinivet e Ani São João.





Há quanto tempo iniciaste o projeto Patinhas de Luz e o que ele representa?

O Projeto Patinhas de Luz nasceu em Março de 2012, com a colaboração da Clinivet – Clinica Veterinária de Santa Maria da Feira, com a Drª Adriana Prata, médica veterinária e proprietária da Clinivet. É um voluntariado em Reiki, ligado ao cuidado com os animais, onde podem beneficiar com esta terapia, ajudando a melhorar a sua saúde, recuperar de doenças, traumas e cirurgias. Os animais são muito importantes para nós, assim como a sua recuperação e bem-estar. Esta colaboração foi o cimentar de um sonho meu e a ponte para mais voluntariado com animais. Por isso mesmo, crescemos e iniciamos oficialmente voluntariado, no início de 2013, na Ani São João, através da nossa voluntária Isabel Neves, mais um local onde este projeto cresce e se consolida. A Isabel é uma reikiana muito especial, vocacionada para o cuidado aos animais e nela me revi, no contacto com os mesmos.




Tratam que tipo de animais, com Reiki?

Em ambos os locais, tratamos maioritariamente cães e gatos. Também temos o Reiki para cavalos, noutro local, mas é mais específico, apesar de ser uma experiência igualmente desafiante e enriquecedora.






Achas diferente tratar os animais que estão na Ani dos que costumam estar geralmente em casas?

Damos reiki em clinicas veterinárias, sendo que os da Ani São João também são tratados numa clinica, logo o contexto é diferente de uma casa. Os animais por si só já podem encontrar-se assustados, desorientados, estão num ambiente que não conhecem. O nosso trabalho não é só dar reiki, é saber comunicar com eles, tranquiliza-los e, acima de tudo, estarmos de coração aberto para eles. Os animais são muito sensitivos e frontais. Confiar em alguém que não conhecem, principalmente se vêm de um ambiente de rua, de abandono, de violência, de fome, … é muito complicado. Por isso, costumo dizer: é 50% Reiki + 50% Amor. E isso nem sempre é fácil, é preciso sentir esta entrega, senão é difícil confiarem em nós.






Qual a diferença, para ti, de tratar um animal ou uma pessoa?

Os animais, em geral, são mais abertos à terapia do que as pessoas, são mais sensitivos também, sobre a energia e sobre nós, terapeutas.

Percebem bem quem têm à sua frente e respondem em conformidade, são diretos e genuínos, por isso nem sempre os terapeutas se sentem preparados para estar com os animais.

As pessoas não se entregam com tanta facilidade à terapia, pelo menos inicialmente. Às vezes estão em conflito, entre a vontade de ficarem bem e o medo de acreditar, de se abrirem, têm mais bloqueios sobre o seu processo de cura.

Trabalhar com os animais, ensina-nos muitas coisas, assim como trabalhar com pessoas, ensina-nos principalmente a sermos mais compassivos, e isso estende-se a todos os seres vivos.


Quais os efeitos do Reiki para animais?

Nos animais, tem-se notado que recuperam mais rápido e melhor de cirurgias e outros procedimentos médicos; além de estarem muito mais tranquilos antes dos exames ou cirurgias, se receberem reiki. As dores e outros sintomas também são atenuados, a ansiedade diminui, aumentam o apetite, assim como se dá desintoxicação física. Também há situações em que estão muito mal e a prioridade torna-se dar-lhes alguma qualidade na sua partida, e isso é visível.


Descreve um dos casos mais marcantes que tenham tido?

Já houve situações críticas, situações em que o animal estava numa fase em que podia sobreviver ou não, onde, a nível medico, já tinha sido feito tudo o que era possível, complementamos com reiki, e o animal sobreviveu.

Já houve situações em que animais que não toleravam ser tocados, nem em casa aceitavam mimos, podendo ser agressivos, aceitaram o reiki, acalmaram e passaram a mimar e a pedir mimos. Mudanças muito profundas e positivas.

Mas também já houve situações em que encontramos animais já a morrer e o nosso trabalho foi dar-lhes alguma tranquilidade nesse momento. Aí o reiki também ajuda, no alívio do sofrimento no momento da partida. Nem sempre é fácil suportar isso, quando temos uma situação assim, porque a nossa vontade é que estejam bem, que recuperem. Mas percebemos que tudo segue um curso e o nosso é auxiliar o animal, seja em que circunstância for.

Ainda assim, crescemos muito estando com eles. Temos mesmo de abrir o nosso coração a eles e de certa forma, também nos ajudam com isso.



Achas que este tipo de terapia complementar devia estar em clinicas veterinárias?

Sim, sem dúvida. O reiki ajuda a terapia médica, complementando-a em vários níveis. Ajuda o animal a estar mais tranquilo e recetivo aos tratamentos, ajuda-o a recuperar mais fácil e rapidamente, ajuda-o a aliviar dores e outra sintomatologia e é uma nova forma de comunicar com estes seres tão especiais.

CONTACTOS
Núcleo de Santa Maria da Feira
reiki.em.movimento@gmail.com
http://reikiemmovimento.blogspot.com
Vício das Letras — Livraria e Actividades Culturais Lda.



Clinivet – http://clinivet.aclinicaonline.com/




Ani São João – http://aasjm.blogspot.pt/








Fonte: http://www.associacaoportuguesadereiki.com/reiki/reiki-em-portugal/2013/04/08/reiki-para-animais-patinhas-de-luz-a-crescer-em-santa-maria-da-feira/

domingo, 7 de abril de 2013

Dia Mundial da Saúde - 7 de Abril



"Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades."

Organização Mundial de Saúde (OMS)


A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Desde 1950, no dia 7 de Abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde.

Cada ano, a organização escolhe um tema central para ser debatido no Dia Mundial da Saúde e que representa uma prioridade na agenda internacional da OMS.

O Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade e desenvolver atividades com vista à promoção e bem estar das populações, assim como promover hábitos de vida saudáveis.

Fonte: vários




Para comemorar o acesso à saúde e bem estar a todos, estamos a oferecer publicamente o guia "Um olhar para dentro".
Este é um guia de apoio a quem quer voltar a praticar Reiki, após algum tempo parado. Este é um guia para todos os praticantes de Reiki, independentemente do seu sistema ou afiliação.
Um excelente dia para todos e que seja um ano de muita saúde e Reiki!

Para acederem ao guia, sigam este aqui 

Fonte: Associação Portuguesa de Reiki - Monte Kurama

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Protocolo com Saude Q.B.

Em Março, assinámos um protocolo com a Saúde Q.B. - Centro de Medicina Estética e Ginástica Passiva, para proporcionar aos associados da APR, bem como os voluntários (que participam nos nossos projetos) e alunos do Núcleo de Santa Maria da Feira - APR, descontos nos serviços e terapias da clinica.




De acordo com esta parceria, os beneficiados com este protocolo contam com 50% de desconto na inscrição da Ginástica Passiva, 15% na mensalidade da Ginástica Passiva e 10% de desconto nos demais serviços e terapias.

Saiba mais sobre a Saúde Q.B. aqui

terça-feira, 2 de abril de 2013

Poemas do Imperador Meiji (Parte 6)



51 – Lembrando os Barcos
É fácil descer o rio,
de barco.
O mundo é assim,
Não descuides a atenção
Do leme
.

52 – Lembrando Pedras Preciosas
Todos, na sociedade, dizem:
Esta pedra preciosa é tão bela,
Mas há muito poucas
Que são impecáveis.


53 – Durante as Viagens
Cada vez que vou de viajem,
Penso se estarei
a perturbar
A minha vida familiar.


54 – Humanidade
Pelo teu próprio país,Tu derrotas o inimigo.
Mas não te esqueças
dos assuntos de casa,
que precisas de cuidar.


55 – Medicina
Para o bem do nosso país,
Gostaria de dar
o elixir da imortalidade
ao ancião, em qual
eu gostaria de viver.



56 – Os Idosos
Os idosos repetem as suas memórias,
Mais e mais,
Mas escondidos nas suas palavras
Há valiosos ensinamento
s.


57 – Fim da Tarde
Quando o sol começa a pôr-se,Tenho saudades do dia
que passei cheio de preguiça.



58 – Coração dos Pais
Suponho que não seja pacifico

o sonho da noite de Primavera
Dos faisões,
Que se preocupam
com os s
No campo queimado.

59 – Medicina
O conselho dos sinceros
É como uma útil medicina,
Mesmo para os saudáveis.


60 – Em Geral
Mesmo um atarefado
Pode arranjar tempo,
Seja para o que for
Que realmente queira
Fazer.

Fonte: vários


Veja a Parte 5 aqui