quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Balanço de 2013

 
 
Como é costume, quando o ano começa, fazemos um balanço do ano anterior, considerando as experiências que tivemos e como isso nos preparou para o novo ano.
O ano de 2013 foi muito especial para nós, ano em que criamos novos projetos e protocolos, novas parcerias e reforçámos o que já tínhamos iniciado em 2012.
 
 
 
Em 2013, o Projeto Patinhas de Luz, estendeu-se à Ani São João, por vontade mutua, já alinhavada em 2012,  formalizada no inicio de 2013, com grande alegria.
Este projeto tem tido resultados muito bons e já fomos contactados por algumas associações do Brasil, de resgate e apoio a animais, para conhecerem melhor este projeto e poderem implementar algo semelhante, no cuidado aos seus animais.
 
 
No inicio do ano, ainda criámos parceria com a Associação Pax e Bem, uma associação com sede em Cinfães, que desenvolve um trabalho social e espiritual enriquecedor, numa quinta lindíssima, que já nos acolheu algumas vezes. O nosso agradecimento a esta família tão especial, com quem temos o prazer de colaborar. Um especial agradecimento à Carla Neves, mentora do projeto que desenvolvem.
 
 

 
Em Março, passamos a colaborar com a Divisão Social, da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, tendo ainda nos sido cedida a Casa do Moinho para as Partilhas Gratuitas de Reiki e outros eventos ligados ao núcleo e ao apoio à comunidade. Os nossos agradecimentos à Dr.ª Manuela Coelho e à Dr.ª Lisete Costa pela disponibilidade e apoio.
 


 
 
Realizámos ainda 2 protocolos com clinicas, com benefícios para quem é associado da APR ou aluno/voluntário do Núcleo de Santa Maria da Feira. As clinicas são Semente - Terapias Naturais e Saúde Q.B. - Centro de Medicina Estética e Ginástica Passiva, ambas na freguesia da Feira.
 
 
 
Em Abril, participámos na Feira da Saúde da Escola Básica Bento Carqueja, dando Reiki a alunos, pais e outros encarregados de educação, assim como a docentes e funcionários da escola. Foi um evento muito interessante, considerado por nós como uma espécie de maratona de Reiki, porque eram tantas pessoas que quiseram experimentar, que fomos pela madrugada a dentro a dar terapia.
 
 
 
 
 
Participámos ainda na Primeira Jornada de Reflexão de Mestre, que ocorreu em Maio, em Lisboa, com organização da Associação Portuguesa de Reiki. Jornada muito importante, que não só abordou a terapia como algo sério e profissional, assim como a formação do Reiki, consciencializando para a responsabilidade da mesma e o acompanhamento do aluno.
 

 
A Familia da APR (Presidente, Coordenadores e Colaboradores)

 
 
 
Realizamos no dia 1 de Junho, uma Festa Solidária do Dia da Criança, onde o foco foram as crianças da Castiis e os nossos pequenos reikianos, alunos do Núcleo.
Nesta festa, como não podia deixar de ser, os nossos Reikianos fizeram partilha de reiki entre eles. E ainda todas as crianças tiveram direito a Vicio do Conto, pela Paula Magalhães da livraria Vicio das Letras; a Danças Afro-latinas, através da Andrea Domingos; a Pinturas Faciais, com a Carla Santos; ao lanche cheio de docinhos e miminhos e  à nossa decoração infantil, feita pela Eduarda Magalhães, artista plástica local.
 
 
 
Ainda no dia 1 de Junho, de tarde, realizamos, em parceria com Andrea Domingos, o evento nacional Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio por um Mundo Novo, em Santa Maria da Feira. Tivemos a presença de pessoas muito especiais, destacando o grupo Pax e Bem. Foi um momento de grande partilha, muito emotivo e cheio de luz. Os nossos agradecimentos à Comissão de Vigilância do Castelo, por nos ter proporcionado o espaço para encontro e meditação, à PSP, pelo apoio no percurso durante a caminhada silenciosa, e à Divisão Social, pela cedência da Casa do Moinho para ambos os eventos.
 
 
 
 
 
 

Criamos o Projeto Abraço de Luz, um protocolo com o Centro Social Santa Cruz, em Santa Maria da Feira, no sentido de dar Terapia e Formação gratuitas de Reiki às crianças desta instituição. Este projeto já tinha sido idealizado há mais de um ano atrás e tem o propósito de ajudar as crianças mais carenciadas, envolvê-las com amor e apoio. Através do Reiki, ajudamos as crianças a serem mais plenas e felizes. Abraço de luz é um nome que reflete bem este projeto, porque um abraço é uma forma genuina de amor incondicional, que é exatamente o que as crianças precisam e sabem também partilhar. 

 
 
 
A convite das próprias instituições, do concelho de Oliveira de Azeméis, fomos visitar os séniores e falar-lhes sobre reiki e dar-lhes terapia. Foi muito positiva esta experiência e estamos abertos a novos convites. Fomos recebidos com muito carinho na Associação de Comossela e na Associação de Solidariedade de Macieira de Sarnes. Os seniores e técnicas acolheram-nos muito bem e alguns seniores tocaram e cantaram para nós.
 
 
 
 
 
 
Comemorámos o Dia Internacional do Reiki, 15 de Agosto, com partilha de muito carinho e amizade.
Iniciámos as comemorações com a Partilha de Reiki no Castelo da Feira, na Praça de Armas. Um local cheio de luz e tranquilidade. Agradecemos à Comissão de Vigilância do Castelo, em especial à Drª Joana Lopes, por nos ter possibilitado proporcionar esta experiência às pessoas que vieram receber reiki, em cenário histórico e idilico, com uma vista ampla sobre o concelho de Santa Maria da Feira.
Prosseguimos as comemorações na Casa do Moinho, bem no meio do Parque da Cidade, no meio da Natureza, com meditação, apresentação do nosso trabalho e convívio. Foi um dia muito especial.
 
 


 
 
 
O Centro Social e Paroquial de Arrifana acolheu o Projeto Reiki para Idosos e passámos a dar reiki lá, a convite da direção do centro. Tem sido uma experiência muito interessante e desejada por ambas as parte, há muito tempo.
 

 
 
Fizemos duas grandes Campanhas Solidárias, no âmbito do nosso Projeto "Só por hoje, Vamos ser Solidários!" com muito apoio da comunidade.
 
A primeira campanha foi no Verão, de angariação de roupas e outros materiais, onde conseguimos ajudar 5 instituições: Castiis, Centro Social Santa Cruz, Centro Social e Paroquial de Argoncilhe, Centro Social de Vila Maior e Centro Social de Escapães.
Como já é habito, esta campanha envolve todo o país, tendo recebido doações de vários pontos do mesmo. Este ano muito mais do que em 2012, pelo que estamos muito gratos, pela confiança e generosidade da comunidade. Agradecemos também ao grupo Pax e Bem e à Elisabete Cardoso, pelo apoio.
 A segunda campanha foi na época de Natal. De Novembro a Dezembro, angariamos alimentos para ajudar as famílias carenciadas da freguesia de S. Miguel do Souto, de Santa Maria da Feira, através do Centro Social do Souto. Foi muito positivo e também tivemos mais doações do que em 2012.



 
Durante o ano, realizamos várias Palestras de esclarecimento à comunidade, algumas para a população em geral, outras para populações especificas como foi o caso de palestras de reiki a crianças e adolescentes, no Feira Estudo, em Santa Maria da Feira, e palestras de reiki a técnicas de várias Ipss, sobre o nosso trabalho com os seniores, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis. Também realizamos uma palestra na Unidade de Oncologia, do Hospital de S. Sebastião.

 
 
 
Realizamos Partilhas mensais,  abertas à comunidade, com esclarecimento e acompanhamento dos utentes que nos procuram, de forma gratuita. Já o fizemos no Espaço Sattva, no Feira Estudo e no Lugar Pax e Bem. Desde Março que estamos na Casa do Moinho. Oferecemos ainda um lanche e boa disposição. Tem sido muito importante este evento, porque aproxima-nos mais da comunidade e a Casa do Moinho é um lugar de grande acolhimento para esta experiência.


 

Em suma, somos gratos por 2013, gratos à Associação Portuguesa de Reiki, pelo suporte que dá, aos voluntários e alunos do Núcleo, aos nossos parceiros e colaboradores, à comunidade que nos procura, acolhe e apoia.
 
 
Cátia Duque (Coordenadora do Núcleo de Santa Maria da Feira - APR)

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Testemunho sobre o Reiki




Artigo da APR - link original abaixo


Partilhamos hoje o testemunho de Cátia Duque, que assume ter sido desafiada pelo Reiki durante muito tempo antes de, finalmente, despertar para esta terapia e filosofia de vida. Hoje, Cátia Duque é coordenadora do Núcleo de Santa Maria da Feira da Associação Portuguesa de Reiki e contribui para levar esta poderosa ferramenta a cada vez mais pessoas.
O Reiki surgiu na minha vida para me ensinar e desafiar a percorrer um novo caminho.
Durante cerca de dois anos (de 2007 a 2009), recebi muitos sinais para experimentar a terapia, através de convites ou publicidade sobre Reiki. Mas, durante esse tempo, o Reiki nunca me chamou à atenção. Era uma fase em que terminava os meus estudos universitários e me concentrava na minha profissão, a Psicologia, e noutros interesses.
Por isso, é verdade, sempre que Reiki surgia, ignorava-o, não lhe dei a atenção devida. Mas olhando para trás, percebo o quanto o Universo foi persistente, o quão importante é para mim que tivesse tido esta experiência.

A certa altura, tive mudanças pessoais e familiares profundas, houve uma fase de transformação interior muito grande e isso ajudou-me a estar mais receptiva a esta terapia. Surgiu um convite de uma amiga, terapeuta de Reiki, para ir experimentar. Inicialmente, fui com ceticismo e ao mesmo tempo curiosidade, só observava como as terapeutas se preparavam e me explicavam o que se iria passar.
Estava de olhos abertos a analisar tudo (acho graça lembrar-me disto, porque não tinha medo, simplesmente queria perceber como “aquilo” iria funcionar). A minha amiga aconselhou-me a fechar os olhos e relaxar, simplesmente descontrair e desfrutar, e assim fiz.

Costumo dizer sempre isto: deitei-me uma pessoa, levantei-me outra. Mas nunca expliquei a fundo o porquê. A verdade é que foi um despertar. A que se deitou era a que tinha os olhos fechados e a que se levantou finalmente estava desperta. E todos os dias sou grata por esse despertar!
As sensações em si foram muito boas e intensas. A experiência foi tão transformadora que no final, quando me sentei na marquesa, disse à minha amiga: quero aprender reiki!
A partir daí, abracei esta filosofia e terapia e nunca mais a larguei. Reconheci que, há muito tempo, o Reiki queria fazer parte da minha vida, mas não sabia reconhecer ainda os sinais. Esta experiência preciosa e profunda não tem fim, porque o crescimento interior é contínuo. O trabalho interno continua, sempre. Mas agora já reconheço os sinais, as etapas, os desafios e as metas.
Com este despertar, tanto se revelou na minha vida e cada vez mais sinto que o Reiki faz parte de mim.

De tal forma, que decidi deixar fluir e passei a ensinar Reiki a outros, e criar o Núcleo de Santa Maria da Feira, com o grande apoio da Associação Portuguesa de Reiki, e aceitar e deixar que o Universo me traga tudo aquilo que preciso para concretizar este crescimento. O Núcleo cresceu e ganhou uma família imensa, cheia de luz e amor, e sou imensamente grata por isso.
Recomendo a todos, não tenham receio da vossa essência, do vosso interior. Despertem para a vossa existência e apreciem cada momento. Cresçam sem medo e sem esquecer a humildade no vosso coração.
Todos podem aprender e viver o Reiki, sem condicionalismos, fundamentalismos ou tabus. O Reiki é livre, deixemo-lo naturalmente respirar dentro de nós.

Cátia Duque

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Campanha Natal Solidário - Agradecimento





Durante os meses de Novembro e Dezembro, realizamos mais uma campanha solidária, no âmbito do lema "Só por Hoje, Vamos ser Solidários!", com angariação de alimentos para apoiar famílias carenciadas da nossa comunidade.
 
 
 
A nossa Campanha de Natal Solidário foi um sucesso, conseguimos muitas doações de alimentos, que foram entregues ao Centro Social do Souto, para poder apoiar as famílias carenciadas daquela freguesia. Em comparação com o Natal Solidário de 2012, tivemos muito mais doações nesta ultima campanha.

 
Queremos agradecer por todas as doações, pela possibilidade destas familiar terem um pouco mais de ajuda e conforto.
 
Somos Gratos pela vossa Solidariedade!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Mensagem de Ano Novo - 2014 cheio de Energia!

 
Comece o ano novo com determinação e energia!
É importante que isso faça parte da sua vida, para poder conquistar os seus sonhos e objetivos.


 
 
É essencial poder aproveitar todos os momentos com gratidão, aprendizagem e amor, ingredientes que alimentam a felicidade e que o/a aproximam da sua verdadeira essência.
 



Não se deixe abater pelas dificuldades. Seja como a água, que flui e contorna os obstáculos, seguindo o seu caminho. Há sempre forma de concretizar os seus sonhos, só precisa de força de vontade.
 
Deus Quer, o Homem sonha, a Obra nasce!
(Fernando Pessoa)

Bom 2014!

Mensagem de Cátia Duque - Coordenadora do Núcleo de Santa Maria da Feira